Você sabe a diferença entre surface, deep web e dark web?

Muitos usuários se confundem com esses termos, então vamos dar uma olhada em cada um deles.


Surface (ou superfície) é a Internet onde nós navegamos "normalmente",  na superfície você pode encontrar os sites em mecanismos de busca como Google e Yahoo!
No caso da Deep Web, os sites também ficam disponíveis para que possamos acessar normalmente, porém, eles ficam "escondidos" dos mecanismos de busca. Exemplos de sites na Deep Web incluem servidores de e-mails web (você não gostaria que seus e-mails no Gmail pudessem ser acessados através de uma busca no Google, certo?), páginas com conteúdo dinâmico e páginas privadas (que exigem registro e login para acessar).

O que está na Deep Web não é necessariamente ilegal, como percebemos pelos exemplos acima, a Deep Web é basicamente uma necessidade. Obviamente, por se tratar de sites "escondidos", alguns deles acabam sendo usados para manter material ilegal, mas certamente esse  não é o objetivo da Deep Web.
Agora, ainda que exista confusão sobre esses termos e discussão do que é o que exatamente, para entendermos uma outra parte da web, precisamos de mais um elemento, que muitos chamam de "Dark Web".
A Dark Web tem por finalidade fornecer privacidade para seus usuários e é formada por redes como Freenet, I2P e Tor. As informações contidas na Dark Web, assim como na Deep Web, não são indexadas pelo Google ou por outros mecanismos de busca.
Um exemplo da necessidade do uso de uma rede que proteja seus dados e a sua identidade seria um jornalista que mora em um país onde não haja liberdade de imprensa, mas que precisa noticiar um evento para o resto do mundo. A melhor opção seria ele enviar essas informações pela Dark Web.
Para acessar a rede TOR,  a mais popular para acessar conteúdo na Dark Web é necessário usar um programa que pode ser baixado no endereço abaixo:


Acontece que como essa parte da Internet é escondida e ajuda o usuário a permanecer anônimo, ela é muito usada para fins ilegais como troca de imagens contendo pedofilia, material "gore", software pirata e venda de números de cartões de crédito roubados.
Para manter seu anonimato, o TOR desabilita vários itens em sua navegação. A navegação é bem mais lenta e os sites que são hospedados aí não são feitos para serem encontrados com facilidade, seus endereços normalmente usam uma sequencia grande de letras e números seguidos do sufixo ".onion" .
Essa é a explicação básica para esses termos, voltaremos ao assunto em outra oportunidade.

Comentários