O que é PoE (Power over Ethernet) ?

Power over Ethernet é a tecnologia que permite transmitir energia elétrica pelo cabo de rede. 
Dessa forma, é possível alimentar eletricamente dispositivos sem a necessidade de passar cabos de energia e usar fontes de alimentação elétrica.

Para alimentar eletricamente um dispositivo usando PoE, obviamente, tal dispositivo deve aceitar alimentação através de PoE. Esses dispositivos são chamados de “powered device”, ou simplesmente de PD. Como exemplo, podemos citar câmeras IP, telefones VoIP e também access points para redes sem fio. 

Já os equipamentos que alimentam eletricamente os dispositivos são chamados de “Power sourcing equipment” ou PSE. Neste caso, temos os famosos switches PoE, que classificamos como “endspan”.
Esse tipo de switch pode ou não ser gerenciável e pode ou não ter todas as portas com essa características. 
Um outro tipo de PSE seria o “midspan”, mais popularmente conhecido como “injetor PoE”. Esse tipo de equipamento é usado quando existe na rede a necessidade de se utilizar equipamentos com alimentação PoE sendo que o switch não possui essa função.


Padrões

A tecnologia PoE é relativamente nova e ainda passa por desenvolvimentos, além do mais, existem produtos fora dos padrões para aplicações específicas. Vamos apenas conhecer os dois grupos principais:

IEEE 802.3af : esse padrão permite alimentação elétrica de até 15.4W por porta (mínimo 44V DC e 350mA). No entanto, como a bitola de um cabo de rede é pequena, somente 12,95W é garantida.

IEEE 802.3at: também conhecido como PoE+ (ou PoE plus), fornece uma potência maior, 25.5 W. Esse tipo de alimentação é útil principalmente para dispositivos que necessitam de mais potência elétrica, como câmeras móveis.

Classes

O padrão IEEE 802.3af possui um método que identifica um PD e classifica as suas necessidade de alimentação conforme os parâmetros abaixo (potência máxima e variação por porta):

• Classe 0: Até 15.4 W (0.44–12.95 W no PD; padrão)
• Classe 1: Até 4 W (0.44–3.84 W no PD)
• Classe 2: Até 7 W (3.84–6.49 W no PD)
• Classe 3: Até 15.4 W (6.49–12.95 W no PD)

No padrão IEEE 802.3at temos a classe classe 4: 30.00 W no PSE (12.95 W à 25.50 W no PD)

Essa informação é importante para dimensionar qual deve ser a potência máxima que o switch deve fornecer para alimentar os dispositivos usados em nosso projeto.

Modos

Existem dois modos de alimentação PoE:
Modo A: nesse tipo, a alimentação é enviada junto com os dados, assim como ocorre com a “alimentação fantasma” em microfones.
Modo B: neste caso, a alimentação é enviada em pares de fios separados dos fios que transmitem os dados. A alimentação usa os fios 4 e 5 (positivo) e 7 e 8 (negativo)


Conclusão

Não ter que passar cabos de alimentação e não ter que usar fontes de energia à parte facilitam muito a instalação de determinados dispositivos, principalmente access points e câmeras de vigilância que normalmente são instalados em locais de difícil acesso como no teto ou na parede, e até em áreas externas. 

O custo de instalação e manutenção também diminuem já que é usado menos material, a instalação é feita de forma mais rápida e, principalmente no caso de se utilizar um endspan, temos também a vantagem de termos menos pontos de falha para possíveis correções.

Essas vantagens e a diminuição no custo da infra estrutura devem compensar o custo de um switch PoE que é mais caro que um switch convencional bem como compensar o custo de um no-break usado para continuar alimentando um dispositivo desses em caso de falta de energia na rede elétrica, uma vez que um switch PoE consome mais energia que um switch normal. 

Não deixe de assistir ao vídeo sobre Power Over Ethernet no curso de introdução às redes de computadores no canal Hardware Magazine:




Comentários

  1. Parabéns, artigo simples e objetivo. Aprendi bastante nesse artigo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Adriano texto muito claro e conciso.

    ResponderExcluir
  3. A clipagem padrão para 802 3at
    568a ou 568b respeitando as pontas iguais

    ResponderExcluir
  4. Senhores, há cerca de 4 anos atrás ocorreu algo bem inusitado.
    fechei um sistema de CFTV IP com 80 câmeras. Dias depois de instaladas as câmeras começaram a queimar uma a uma, todas queimaram.
    Depois de semanas investigando chegamos a conclusão de que as câmeras não possuiam um circuito que informa ao switch a pot^ncia na qual ele deveria enviar para a câmera, dessa forma ele mandava além do que a câmera precisara de alimentação ocasionando a queima das placas de rede das câmeras. Alguém sabe informar melhor do que se trata?

    ResponderExcluir

Postar um comentário