Qual a diferença entre cabo reto (straight-through) e cabo cruzado (crossover)?

Ainda que para a maioria dos equipamentos de rede atuais esse assunto não tenha mais tanta relevância é importante entender o que é um cabo straight-through (cabo reto ou cabo direto) e o que é um cabo crossover (cabo cruzado).

A diferença entre eles é que no caso do cabo straight-through a ordem dos fios é igual nas duas pontas, mas no caso do crossover, dois dos fios são cruzados.

Em um cabo crossover, os fios 1 e 3 e os fios 2 e 6 são invertidos, ou seja, o fio na posição 1 em uma ponta do cabo está na posição 3 na outra ponta, bem como o fio na posição 2 de um lado está na posição 6 do outro.

O uso de um cabo ou de outro basicamente depende de qual tipo de dispositivo está sendo conectado – isso porque de acordo com o dispositivo - a porta Ethernet vai vai ser classificada como MDI (medium-dependent interface) ou MDIX (MDI crossover).

O tipo MDI é encontrado em dispositivos finais, como computadores, notebooks, servidores e telefones IP compatíveis com o padrão Ethernet.

Já o MDIX é encontrado principalmente em equipamentos de comutação como switches e os antigos hubs de rede. No entanto, nem todos os dispositivos de rede usam MDIX. Por exemplo, roteadores e alguns modelos de firewall utilizam MDI.

Ligação de placas (MDI com uma MDI-X) com cabo reto:

Ethernet MDI to MDIX

Ligação de duas placas MDI com cabo crossover:

Ethernet MDI crossover

Resumindo, o cabo reto tem a mesma pinagem nos dois lados do cabo e é utilizado para ligar um dispositivo MDI (medium dependent interface ) em um dispositivo MDI-X (medium dependent interface crossover).

Em uma rede  10BASE-T ou 100BASE-TX dois pares são usados para transmissão e dois para recepção, portanto, em redes mais antigas, usar o cabo errado poderia acarretar problemas. 

Já o cabo crossover não é igual nas duas pontas e é utilizado para ligar um dispositivo MDI com um outro dispositivo MDI ou um MDI-X com um outro MDI-X. Era o cabo indicado para ligar dois computadores diretamente. 

Não temos essa preocupação em uma rede Gigabit porque nesse caso todos os pares são usados para transmitir e receber dados.

Interessante frisar que a Hewlett-Packard desenvolveu o Auto MDI-X, que permite que os próprios dispositivos adequem automaticamente a sua transmissão / recepção de dados e esse é um dos principais motivos pelos quais o uso de um ou outro cabo hoje não seja mais tão relevante quanto era no passado. 

Comentários