Cinco dicas para você se manter livre das ameaças virtuais!

Vou postar uma série de assuntos referente à segurança da informação, será uma série porque o assunto abrange muitos tópicos que não gostaria de abordar em um único post. 

Antes de entrarmos mais profundamente no assunto, vou falar um pouco sobre a segurança do seu micro, do que você usa na sua casa ou escritório, e nos próximos posts vamos discutir não só os problemas que você pode ter no seu computador, quanto ameaças a sistemas maiores e que portanto exigem cuidados extras.



1. Mantenha seu sistema operacional atualizado.
Se você usa Windows (Vista, 7, 8, 8.1 ou 10) deve deixar seu sistema habilitado para receber as atualizações da Microsoft. Essas atualizações, além de corrigir bugs no sistema operacional também provê melhorias na área de segurança, fechando brechas que poderiam ser exploradas por hackers por exemplo. 
Normalmente, uma vez por mês (em uma terça para ser mais exato), a Microsoft lança atualizações. Caso seja encontrada uma vulnerabilidade mais severa, uma atualização pode ser lançada para para corrigi-la, independente de ser terça-feira ou não. 
Vale lembrar que os sistemas mais antigos, como o Windows XP, não são mais atualizados pela Microsoft, então eles podem eventualmente ficarem mais expostos à novas ameaças. 
Neste post estamos falando sobre micros pessoais, mas o mesmo vale para servidores, que também devem estar sempre atualizados. 
Algumas distribuições de Linux também lançam atualizações de tempos em tempos, e assim como no caso do Windows, essas atualizações podem ajudar a proteger seu computador.   

2. Mantenha um anti vírus atualizado.
Um programa de anti vírus pode livrar você de uma baita dor de cabeça ao identificar e impedir um vírus de atuar em seu computador. 
Existem diversos tipos de pragas que podem infectar sua máquina, abordaremos esse assunto em outro post. No momento, instale um anti vírus de sua confiança, existem várias opções no mercado e algumas delas gratuitas para uso em computadores pessoais como o Avast e o AVG.
É importante deixar o programa e suas definições atualizadas sempre, novas ameaças são criadas diariamente e é importante ficar atento a todas elas. 

3. Cuidado por onde você navega.
Ao entrar em sites evite sair clicando em tudo quanto é banner, principalmente se o site ou o banner tiver algum conteúdo com cara de duvidoso. 
Quando entrar em sites de banco, certifique-se de que o acesso esteja sendo feito de modo seguro, mesmo que na página inicial não apareça, nas páginas após o login (ou de uma tentativa de login) o endereço deve começar com https:// e apresentar um cadeado mostrando que a conexão é segura como na figura abaixo (usando Google Chrome), isso pode variar de navegador para navegador, no caso do Internet Explorer, por exemplo, essa informação vai aparece ao lado do nome do banco no canto direito da barra de endereço.  


Quando estiver usando um computador em um lugar público como em uma lan house, não esqueça de sair (não deixe suas contas de e-mail e de redes sociais como Facebook e Twitter logadas em uma rede pública, outros usuários poderão acessá-la). 

4. Cuidado com os e-mails que você abre.
Circulam na Internet e-mails falsos de bancos, órgãos públicos, promoções e outros assuntos que querem apenas que você preencha cadastros (para dar aos hackers suas senhas e dados de mãos beijadas) ou que pedem para você abrir arquivos (que irão infectar sua máquina). 
Ou seja, cuidado com e-mails falsos e com e-mails de destinatários que você não conhece. Lembre-se por exemplo que um banco nunca vai pedir sua senha por e-mail!

5. Deixe um firewall ligado.
O firewall tecnicamente tem uma função diferente do anti vírus, ainda que programas e appliances no mercado já consigam executar ambas funções, tenha em mente que um anti vírus, como o nome implica, protege seu micro contra vírus, coisa que não é função de um firewall, que, grosso modo, protege seu micro (ou, dependendo de onde estiver, protege a sua rede) de ataques como negação de serviço, descoberta de vulnerabilidades, invasões, etc. 

Essa cinco dicas podem ajudar a manter seu micro longe de vírus e invasões, irei postar mais detalhes sobre esses pontos e mais artigos sobre o assunto em breve!

Comentários