Rede ponto-a-ponto vs rede cliente-servidor

Redes ponto-a-ponto vs cliente-servidor

É possível separarmos as redes em dois grandes blocos: redes ponto-a-ponto e redes do tipo cliente-servidor. Abaixo descrevemos as principais diferenças entre elas.

Redes ponto-a-ponto


Uma rede ponto-a-ponto é uma rede onde não há um computador central oferecendo controle sobre o compartilhamento de arquivos e recursos.  


Neste caso, todos os computadores nessa rede podem, ou não, serem acessados ou acessarem recursos e arquivos de acordo com as permissões que cada um possuir. 

São indicadas apenas para redes pequenas pela facilidade de implementação e pelo baixo custo. Em redes maiores deixa de ser interessante pela dificuldade de gerenciamento e por poder comprometer o desempenho e a segurança.

Redes cliente-servidor

Hoje em dia, redes do tipo cliente-servidor são as mais utilizadas.  A sua grande vantagem está no fato de que centralizando a administração da rede é possível estabelecer o gerenciamento dos serviços como: possuir um banco de dados de usuários em que seja possível determinar as permissões de cada um, determinar procedimentos de cópias de arquivos de segurança e, não menos importante, criar regras para aumentar a segurança dos dados e dos usuários. 

Os custos para implementar uma rede cliente-servidor também são maiores, nesse caso, é necessário usar um servidor (normalmente um micro mais parrudo, e portanto, mais caro), um sistema operacional de rede (normalmente pago e que exige administradores com mais experiência e, portanto, bem remunerados). 
Não é incomum encontrarmos redes que misturem características de rede ponto-a-ponto e cliente-servidor.

Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de assistir ao vídeo que fala sobre as diferenças entre rede ponto-a-ponto e rede cliente-servidor no curso de introdução às redes de computadores do canal Hardware Magazine:



Comentários

  1. Prezado não seria peer to peer, ponto a ponto em geral não seria para um enlace entre dois roteadores utilizando serial com PPP por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a sua confusão se deva ao fato do termo "ponto-a-ponto" ser usado para dois conceitos distintos: o primeiro é o assunto desse vídeo - uma rede ponto a ponto (uma tradução de peer-to-peer) é uma rede descentralizada, ao contrário de uma rede cliente-servidor. O outro conceito vem vem do inglês point-to-point que trata de uma topologia física, onde basicamente temos um link ligando dois dispositivos, que podem ser os pontos finais de uma rede (que pode ser uma rede com somente dois dispositivos ou, podem ser, por exemplo, dois roteadores que formam uma rede entre si, mas servem de "porta de entrada" para outras redes ligadas a eles). Espero ter esclarecido! Obrigado!

      Excluir
  2. Muito obrigado pelo post, estou acompanhando seu curso de redes no YouTube também! Estou gostando muito, porem tenho a seguinte dúvida: Uma rede cliente servidor e P2P (Ponto-a-ponto) são topologias de redes? Se não forem topologias, você podeira me dizer o que são? Mais uma vez, obrigado, agora sei a diferença entre ambas.

    ResponderExcluir
  3. Olá queria tanto saber em curtas palavras oque significa Cliente servidor e ponto a ponto

    ResponderExcluir

Postar um comentário