Você sabe a diferença entre LAN, MAN e WAN?

Esses três termos são muito conhecidos e usados, se você trabalha na área de TI, mesmo que não especificamente na área de redes, já deve ter ouvido sobre eles!


LAN - Local Area Network


LAN é o acrônimo para Local Area Network, que pode ser traduzido como "Rede de Área Local" e se refere a redes pequenas, o que neste caso significa que a rede não deverá ter muito mais do que 1KM. 
A ideia é que esse tipo de rede está em uma área geográfica restrita, a sua abrangência pode ser facilmente reconhecida, normalmente é a rede em um prédio comercial, em um escritório ou em uma residência que abriga dispositivos que compartilham dados e recursos entre si. 
Esse tipo de rede, na maior parte das vezes, utiliza a topologia estrela e os dispositivos se comunicam através de um switch. Também, na maior parte das vezes, utiliza o padrão Ethernet  IEEE 802.3 e hoje em dia é muito comum a utilização de rede sem fio também (que abordaremos em outra oportunidade).

O conceito de LAN muitas vezes é associado ao conceito de domínio de broadcast, que abordaremos em outro artigo.


MAN - Metropolitan Area Network

Já a MAN é uma rede "metropolitana", daí o nome "Metropolitan Area Network", uma rede que cobre a extensão de uma cidade.

WAN - Wide Area Network

WAN é o acrônimo para "Wide Area Network", que são redes de grande abrangência geográfica, neste caso, falamos de redes que utilizam outros tipos de tecnologia para transmissão de dados (se no caso de uma rede LAN falamos em Ethenet, aqui é mais fácil você ouvir falar em termos como X.25, Frame Relay e MPLS). 
Uma WAN poderá ter até milhares de quilômetros de extensão e se utiliza de vários meios de transmissão de dados que variam entre cabos, fibra ótica e enlaces de rádio.

PAN - Personal Area Network

Essa é uma rede "pessoal", basicamente uma rede com um alcance bastante reduzido, um exemplo seria equipamentos que se conversam através da tecnologia bluetooth.

SAN - Storage Area Network

São redes restritas com dispositivos para armazenamento de dados.

Esses são as principais nomenclaturas que um profissional de redes deve conhecer quando falamos em abrangência de uma rede.

Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de assistir ao vídeo sobre essas classificações no curso de Introdução às redes de computadores no Canal Hardware Magazine:





Comentários