Amazon e Microsoft lançam plataforma para desenvolvimento de deep learning

Amazon e Microsoft anunciaram na última quinta-feira o lançamento de uma nova ferramenta para desenvolvedores de software, o Gluon, que irá tornar mais fácil a vida de profissionais que queiram trabalhar com sistemas de inteligência artificial ou programas que podem "aprender".


Leia abaixo o anúncio oficial (em inglês) no site da Microsoft:

De acordo com o anúncio feito pelas duas empresas, "os desenvolvedores criam redes neurais usando três componentes: dados de treinamento, um modelo e um algoritmo. O algoritmo treina o modelo para entender padrões nos dados. Como o volume de dados é grande e os modelos e algoritmos são complexos, o treinamento de um modelo geralmente leva dias ou até mesmo semanas. Motores de aprendizado profundo (deep learning), como Apache MXNet, Microsoft Cognitive Toolkit e TensorFlow emergiram para ajudar a otimizar e acelerar o processo de treinamento. No entanto, esses motores exigem que os desenvolvedores definam os modelos e algoritmos antes usando um código longo e complexo, que é difícil de mudar".
Ainda de acordo com a nota, "a interface Gluon vai oferecer aos desenvolvedores o melhor de ambos os mundos - uma interface de programação concisa e fácil de entender que permite que os desenvolvedores prototipem e experimentem rapidamente modelos de rede neural e um método de treinamento que tenha um impacto mínimo sobre a velocidade do mecanismo".

O deep learning exige grandes recursos computacionais, além disso, lidar com grandes quantidades de dados de forma mais eficiente tem exigido sistemas mais complexos de análises. Esses e outros motivos estão fazendo não só a Microsoft e a Amazon investirem nesses tópicos como também outras empresas da área, como a Google. 


Comentários