Três certificações importantes para profissionais de segurança da informação

A Segurança da Informação tem se tornado um campo cada vez mais importante e exigente devido à sua importância e à evolução dos métodos utilizados por cyber criminosos. 
Se por um lado os ataques são numerosos e preocupantes, o material e procedimentos para defesa também evoluíram muito nos últimos anos. 
Por isso hoje há várias certificações no mercado que tem sido exigidas dos profissionais de segurança e abaixo listamos algumas delas:

Security +
A certificação de segurança da CompTIA está sempre atualizada e exige que o candidato tenha conhecimento sobre as melhores práticas a serem adotadas bem como conhecimento técnicos sobre o assunto. 
Entre os assuntos abordados estão segurança de rede, vulnerabilidades, riscos, controle de acesso, resposta à incidentes e criptografia. 
O profissional com esses conhecimentos terá uma visão geral de todos os assuntos relacionados à segurança da informação. 

CISSP
A International Information Systems Security Certification Consortium, também conhecida como (ISC)², possui diversas certificações na área, entre elas, a Certified Information Systems Security Professional (CISSP).
Essa é uma das certificações mais bem vistas na área.
Essa certificação exige que o profissional tenha conhecimento não só no que diz respeito à parte técnica, mas deve também entender profundamente as necessidades do mercado e como as medidas de segurança devem ser implementadas na prática.

CEH
Já na décima primeira edição, a Certified Ethical Hacker da EC-Council é uma das mais caras e que exigem mais estudo, tanto teórico quanto prático. 
Esse curso pode parecer controverso, mas o que ele ensina é que o profissional de segurança deve “pensar como um hacker” para entender suas motivações e como o mesmo atua para atingir seus objetivos. 
Para isso, é exigido que o candidato tenha pelo menos dois anos de experiência no assunto e saiba lidar com diversas ferramentas utilizadas por hackers bem como entender sobre os diversos tipos de ataques e vulnerabilidades que podem ser explorados por eles.

Essas e outras certificações como a da família ISO27000, devem ser levadas em consideração por aqueles profissionais que querem atuar na área de segurança da informação. 

Comentários