Quatro carreiras para seguir em redes de computadores e quais certificações poderão ajudar

 “Redes de Computadores” ainda é uma disciplina super relevante nos dias de hoje e pode ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Listamos abaixo quatro carreiras que podem ser seguidas e quais as certificações podem ajudar a conquistar seu espaço.

Lembramos que é importante avaliar quais são as demandas de cada região.

1. Infraestrutura

A necessidade de profissionais que façam projetos e instalação física de equipamentos é grande em regiões onde sistemas de telefonia móvel, TV à cabo e edifícios comerciais estejam em alta.

Projetos envolvendo enlaces de rádio, instalação de fibra de ótica e cabeamento estruturado em edifícios comerciais podem render bons clientes para empresas que tenham capacidade para executar tais obras.

Certificações que abordam esses assuntos, como o FCP - Furukawa Certified Professional, podem ser muito úteis.

2. Engenharia de redes

Estima-se que existam no mundo mais de oito milhões de vagas disponíveis para essa função. Uma das razões pelas quais existe falta de profissionais para essa atividade é o nível de conhecimento necessário para executá-la.

Uma das certificações mais interessantes para quem busca iniciar seu caminho nessa área é a Network+ da CompTIA: ainda que essa certificação não entre em detalhes sobre os assuntos que aborda, ela prepara o profissional de forma que ela conheça os principais tópicos necessários para iniciar sua carreira na área de redes de computadores.

Uma das mais importantes certificações é a CCNA - Cisco Certified Network Associate, que recentemente se tornou mais abrangente por entender que um profissional na área precisa ter conhecimento, entre outras coisas, em redes sem fio, segurança e automação.

Outra recomendação é que o profissional de redes tenha conhecimento em Linux, para isso, certificações como LPIC-1 ou Linux+ podem ser úteis.

3 Segurança de redes

Com o crescimento das redes, do home-office, IPv6, IoT e outras possíveis fontes de ameaças, a questão da segurança nunca esteve tão em alta.

O profissional aqui deve ter conhecimento em segurança e saber como isso impacta em uma rede de computadores, o que significa que o mercado, para esse tipo de vaga, prioriza aqueles que já possuem conhecimento ou experiência prévia em redes.

Alguns dos conhecimentos que o profissional deve possuir para atuar nessa área são: monitoramento de rede e análise de log (conhecimento em ferramentas como Splunk e Wireshark serão bem-vindos), gerenciamento de riscos e criptografia.

Além disso, é claro, o profissional deve ter conhecimento em Next-Generation Firewall (NGFW), IDS/IPS, criação de ACL e outras tecnologias e mecanismos para mitigação de riscos.

Aqui certificações como CND e CEH da EC-Council, CCNP security e OSCP podem alavancar a carreira do profissional.

4. Data Center / Virtualização / Nuvem / Automação

Com o crescente uso de nuvem e virtualização, uma “nova” demanda tem aparecido no mercado: a de profissionais que aliam conhecimento em redes com habilidades em programação.

Além do já citado conhecimento em Linux, é importante que o profissional aqui tenha habilidade com alguma linguagem de programação / script, mais notadamente, Python.

Importante também que o profissional esteja bem familiarizado com os conceitos de computação em nuvem, certificações fornecidas pela Amazon (AWS) e Microsoft (Azure) serão mais do que bem-vindas neste caso.

É certo também que o profissional deverá possuir conhecimento em conteinerização de aplicações e deverá buscar se aprofundar em Docker / Kubernets.

Para conseguir gerenciar recursos de um data center na virtualização da infraestrutura (IaaS – Infrastructure As A Service), o profissional irá encontrar ótimas oportunidades com Terraform.

Ainda sobre automação, a certificação 200-901 DEVASC da Cisco é uma das mais indicadas.

Conclusão

Essa foi apenas uma visão geral as oportunidades no mercado de redes de computadores, mas perceba que a maior parte das melhores oportunidades, vai exigir um alto grau de conhecimento técnico e conhecimento não só em redes em si, mas também em Linux, programação e outras disciplinas.

Quer conhecer mais sobre redes de computadores? Assista ao curso "Introdução às redes de computadores" do Canal Hardware Magazine:



Comentários

  1. Bom dia meu nome é Reginaldo gostaria que vcs entrarem em contato comigo não entrei seu contato na paginas

    ResponderExcluir

Postar um comentário