Um tempo atrás postamos aqui um post falando sobre as diferenças entre surface, deep web e dark web, na ocasião falamos sobre navegar na Internet em uma rede que não é indexada pelo Google.
As razões para isso são legítimas ainda que muitas vezes a dark web seja utilizada por pessoas e grupos mal intencionados que se aproveitam da anonimidade proporcionada por essas redes para vender drogas, negociar produtos roubados e compartilhar material contendo pedofilia.
Felizmente sabemos também que essa rede é usada por jornalistas, ativistas, empresários e outros profissionais que precisam que seus dados possam ser enviados com segurança de forma anonima. Sabemos também que órgãos de segurança de diversos países monitoram parte do tráfego nessas redes afim de agir contra grupos criminosos.
Para navegar anonimamente na dark web pode-se utilizar o navegador TOR, que pode ser baixado de graça no site oficial do projeto TOR:
Vale lembrar que o TOR poderá não fazer com que sua navegação seja anonima, entre outras coisas, caso você instale ou habilite plug ins como Flash, RealPlayer e Quicktime. Também não é recomendável que você abra arquivos baixados da rede enquanto estiver navegando e procure usar sites seguros (que comecem com https).
Para maiores informações sobre o bom funcionamento do TOR, leia os avisos (em inglês) em:
Os endereços usados por sites hospedados na rede TOR não são amigáveis, normalmente são uma sequencia grande de números e letras com a extensão “.onion”. Por isso, ao encontrar links que sejam interessantes, recomendamos que o guarde.
Uma vez que tenha baixado o arquivo de instalação, basta executá-lo para proceder com a instalação do navegador TOR. A instalação é simples e intuitiva, a navegação é simples, mas vale lembrar que costuma a ser mais lenta.
Fizemos um vídeo mostrando onde baixar e como instalar o navegador TOR:
No vídeo, mostramos apenas um site de buscas com a extensão “.onion”, mas se você quiser um exemplo, pode usar o link abaixo que dará acesso para outros sites hospedados na rede TOR:
http://torlinkbgs6aabns.onion/
Comentários
Postar um comentário